Universidade Federal de Pelotas
Resumen:
O filme As duas Irenes (2017), dirigido por Fábio Meira, é um drama brasileiro que narra a história de Irene, uma adoscelente de 13 anos, moradora de uma pequena cidade do interior. Irene vive em uma família tradicional e conservadora, até que um dia se depara com uma menina de mesmo nome, sobrenome e idade, moradora da mesma cidade, porém a xará foi criada em um ambiente mais livre e acolhedor. Irene busca conhecer a outra menina, acaba se aproximando e vivem uma linda amizade, cheia de descobertas advindas da puberdade e questionamentos a respeito dos segredos da família. O filme aborda nitidamente a fase da adolescência, da curiosidade de conhecer o mundo e em contrapartida a repressão e o tradicionalismo da família brasileira dos anos 80.
Palabras Clave: Adolescência | Identidade | Família.
Two Irenes
Abstract:
The film As Duas Irenes (2017), directed by Fábio Meira, is a Brazilian drama that tells the story of Irene, a 13-year-old girl living in a small town in the countryside. Irene comes from a traditional and conservative family, until one day she encounters another girl with the same first name, last name, and age, also living in the same town. However, this other Irene was raised in a freer and more welcoming environment. Curious, Irene seeks to get to know her namesake, and the two gradually form a beautiful friendship filled with self-discovery, puberty-related changes, and questions about family secrets.The film clearly portrays the teenage years, the curiosity to explore the world, and, in contrast, the repression and traditionalism of Brazilian families during the 1980s.
Keywords: Adolescence | Identity | Family.
Irene é uma adolescente introspectiva de 13 anos, filha do meio de pais casados, possui duas irmãs, moradora de uma cidadezinha do interior do Brasil. Toda família se prepara para a festa da irmã mais velha, Solange, que completará seus sonhados 15 anos, devido a isso experimentam e realizam as medidas para a confecção dos trajes. Em certo dia, enquanto sua família estava dormindo pós almoço, Irene vai até um desfile de beleza onde encontra uma menina com seu mesmo nome, entretanto avista seu pai que chama a menina também de filha, este episódio deixa a adolescente intrigada. Irene busca aproximação da menina indo até sua casa, mas disfarça mentindo seu nome e pedindo serviços de costureira à mãe da menina para a festa de debutante.Posteriormente descobre que a xará possui a mesma idade que a sua, vira sua amiga frequentando lugares onde buscam a liberdade e o amadurecimento. Com Irene, o pai demonstra ser extremamente conservador e não a deixa nem mesmo pintar as unhas, já com a outra menina nota-se a autonomia e a liberdade de expressão. Evidentemente Irene começa a questionar-se sobre sua identidade, hipocrisia e o mistério da família.No aniversário do pai e com a família reunida, Irene diz encarando seu pai ter outra menina com as mesmas características, desconversa ao perceber a reação de seu pai. Após esse episódio ocorrem alguns desencontros familiares, onde o pai se divide para estar nas duas casas, em um dos momentos Irene foge da casa da amiga desesperadamente ao vê-lo chegar. Posteriormente as meninas conversam e descobrem que são irmãs, mas não contam as suas mães. Dentre essa grande confidência as jovens se aproximam ainda mais, ocorrem desilusões amorosas e a primeira experiência com a bebida alcoólica. Seguidamente à festa de Solange as meninas se escondem nas casas opostas e esperam ser chamadas para a mesa para contarem às famílias o segredo que as unem. O filme se destaca pela delicadeza estética de temas tão complexos como o vínculo familiar e a passagem das descobertas da adolescência. González Rey (2003) afirma que os vínculos afetivos na adolescência são fundamentais para a construção da identidade. A adolescência é, segundo Erikson (1968), um período de crise psicossocial, onde o indivíduo passa pela construção da identidade e pela busca por um papel dentro da sociedade, ao mesmo tempo em que enfrenta uma profunda sensação de confusão e incerteza.
Referencias:
Erikson, E. H. (1968). Identity: Youth and Crisis. New York: Norton.
González Rey, F. (2003). Sujeito e subjetividade: uma aproximação histórico-cultural. São Paulo: Thomson.
NOTAS
FORUM
Película:Las dos Irenes
Título Original:As duas Irenes
Director: Fabio Meira
Año: 2017
País: Brasil
Otros comentarios del Autor: